quarta-feira, 29 de abril de 2009

O último discurso, do filme O Grande Ditador

A cobiça envenenou a alma dos homens...levantou no mundo as muralhas do ódios... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e morticínios.


Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria.


Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.


Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.


CHARLES CHAPLIN


Quão verdadeiras e atuais são essas palavras, nos tormamos escravos de máquinas, do tempo e algumas vezes de nós mesmos, mas ainda há tempo para juntos fazermos um mundo melhor, mais fraternal e menos material.

6 comentários:

  1. Sueli Schiavelli Jabur
    Você externou os meus pensamentos. Chaplin sempre a frente de todos os tempos. Ele sim, um fenômeno de criatividade e sensibilidade,

    ResponderExcluir
  2. O ser humano cresceu tanto e tão rapidamente. Que esqueceu seus sentimentos.

    ResponderExcluir
  3. SUELI

    MUITA VISÃO E SENSIBILIDADE NESSA SUA MATÉRIA.

    Atual e verdadeira um retarto do mundo.

    Parabéns

    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. O progresso é indspensável, mas traz ao encalço destruição em dupla frente: do meio ambiente e da moral/ética do ser humano, a cada dia mais individualista.

    Abs,

    ResponderExcluir
  5. Salve Chaplin!!!!!!!!!!!!!!!Beijo amiga.

    ResponderExcluir
  6. Totalmente atual!!!!!! Não existe crime maior do que incentivar a ganancia!!!! Estamos acabados como seres humanos, vitimas desta cobiça desmedida. O egoismo tomou conta da maioria das pessoas. Precisamos de um total upgrade.

    ResponderExcluir