quinta-feira, 28 de maio de 2009

A REFINADA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO

É de causar pesar o que está acontecendo com a educação no Estado de São Paulo, primeiro livros escritos e supostamente revisados sabe-se lá por quem, contendo dois Paraguais, só pode ser mesmo produto vindo de lá, aqueles que todos conhecem, que é mais não é.


Foi como sempre profundamente investigado e o responsável severamente punido, e mais dinheiro do tolo contribuinte jogado no lixo da vergonha educacional, onde homens meros mortais que se julgam deuses, usam o horário nobre para falar babelas e enganar o incautos.


Agora pela segunda vez, em menos de um mês os livros didáticos com mais uma carga de pornográfia, e pasmem senhores, serão colocados nas bibliotecas das escolas para os alunos maiores deles se servirem.


Para que servem Ministros e Secretários de Educação, somente para se apossarem dos postos e dos status advindos deles? No plural sim, pois mudam mais do que ciganos, são nomâdes.


O governador de São Paulo, aquele mesmo tido como o melhor Ministro da Saúde, também qualquer um outro poderia ter tido obtido o mesmo título, pois a Saúde jaz e faz tempo, preocupado em fazer Leis para caçar fumantes, e já conseguiu até despoluir o ar de Sampa, parece não estar em aí com essa mácula que assola a Educação.

O Secretário de Educação que também já foi Ministro da mesma área no (des) governo de FHC, não está nenhum pouco preocupado com essa vergonha literária, pois com certeza seus filhos e netos não terão acesso a essas aberrações, e nem os do sr. Zé Serra, ele mesmo o que quer ser Presidente.

O mais importante em toda essa sacanagem educativa, é que sobrou para os professores, será que eles tem a obrigação de serem revisores de escritos de incompetentes que se julgam escritores?

Esses que aí estão hoje, são os mesmos que levaram o País ao caos no passado, posando de salvadores da Pátria, agora estão provando sua inépcia em tudo que fazem, destruindo tudo por onde passam, criando suas ditaduras particulares e as impondo suavemente, para os que dormem em berço esplêndido não percebam.

Aí estão os burgueses de hoje, que combatiam os de ontem, quanto mais se eculhambar com a educação dos menos favorecidos melhor, fica mais fácil de se colocar o cabresto e manobrar, os currais eleitoreiros serão maiores e os que nele se encontram, mais dóceis, pois com a viseira só verão o que lhe for imposto.

Está na hora de dar um basta nestas medíocridades, graças a essas mazelas é vemos a cada dia mais jovens sendo encampado pelo tráfico, pelo crime organizado, pelas drogas e finalmente morrendo nas sarjetas das grandes avenidas, pois não possuem a miníma perspectiva de vida.

Finalizando esse desabafo, esses que aí estão são meros espectadores dos circos dos horrorres, no qual somos de uma forma ou de outra também somos personagens.






11 comentários:

  1. Esse é o País do absurdo
    onde todo governante é surdo
    prometem tudo antes da eleições
    depois não dão bola para reclamações

    afinal para que tanta escola
    queremos um povo analfabeto
    compramos quase todos eles
    como a nossa famosa bolsa esmola

    importante é a gang no senado
    lá sim onde tudo é tramado
    onde dinheiro entra na conta deles
    e dizem nem sabia que haviam depositado.

    ResponderExcluir
  2. Eh isso mesmo, Sueli! E esse cara ai ainda quer ser presidente. Espero que o eleitorado nao caia nessa!

    Bjs!!

    ResponderExcluir
  3. Querida Sueli, passei pra conhecer teu espaço. Já fui ao pássaro cantante (que nome lindo!!)

    Vim também agradecer tua presença em meus blogs. Obrigada.

    Vc já foi ao Quiosque do Pastel? Tem uma turminha boa junto comigo lá viu? Vai ver.

    http://vemproquiosque.blogspot.com

    INTERAÇÃO - UMA FORMA DE APROXIMAR!
    Bjs e tenha um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. Sueli
    Ouvi a notícia também. Lamentável mas eu não me surpreendo. Para que uma população ciente, crítica, com senso de moralidade e civilidade se é dos que são propositadamente desprovidos disso que é um direito primordial que os PODERES vivem.
    Ontem, também no jornal nacional vi a reportagem sobre os custos das limpezas, só das ruas que é bem mais alto que talvez o que se investe em educação/ensino, pois educação é função da família e a da escola por tabela, mas a família como un nucleo afetivo e colaborativo entre seus membro também já foi destruída pelo sistema.
    Mais uma vez, manisfesto que isso deixa-me abalada, abalo é claro que faz com que eu reaja e agradeço aso que apontam, que se manifetam contrários a essa proposta dos poderes.
    beijos e bom domingo

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente parece que a educação, cada vez mais, está relegada a um papel secundário. Cada vez mais ficamos voltados à província. Os professores têm salários indecentes, os alunos vão às escolas para comer, e os pais, não sabem porque mandam os filhos. Triste e real. O alerta é inteligente, mas e o resto? Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Sueli, ainda bem que veio a público esse absurdo, que faz parte do rol de bizarrices do nosso país. Coitadinhos dos alunos e dos professores. Sao reféns do ensino no nosso querido e vilipendiado Brasil.
    Críticas à parte, curti bastante São Paulo nesse fim de semana.rsrs Quanto ao políticos que vc mencionou,tive péssimas informaçoes a respeito deles através dos taxistas da cidade.
    Obrigada, pelo convite. Da próxima vez, te aviso.
    Um beijo, maninha.

    ResponderExcluir
  7. queridos amigos, obrigada pelos comentários, assim poderemos mostrar nosso descontentamento, e quem sabe mudar muitas aberrações que assolam nosso nefasto País, um dia a educação e os educadores serão visto com respeito, posso ser idealista e sonhadora, mas verei esse dia chegar, um grande beijo a todos.

    ResponderExcluir
  8. Olá amiga Sueli!
    Parabéns pela publicação desta (mais uma)"refinada vergonha".

    Tenho acompanhado atentamente a grande demonstração de ingerência, incompetência e insanidade instaladas no sistema educacional do estado de São Paulo.
    Eu, à distância, já fico indignado (especialmente quando reporto-me à memória do tempo [duas décadas atrás] em que aí atuei como professor, quando o sistema era considerado o mais substancial do país e um exemplo para os demais estados da federação) imagino, então, vocês, que estão vivendo na carne, ou melhor, nos neurônios, essa realidade. Com certeza é uma situação, que além de triste, deve ser muito constrangedora.
    Completo acrescentando um exemplo concreto consequente desta dissimulação dos gestores paulistas: 90% dos educandos (oriundos da rede pública de São Paulo) que recebemos aqui em Minas Gerais apresentam defasagens cognitivas gravíssimas e incompatíveis com o nível da série em que são matriculados.

    Torço bastante para que essa nuvem pesada se dissipe o mais rápido possível e que a educação paulista volte a dar muito orgulho e novas perspectivas ao povo já tão desrespeitado desse nosso belo estado.

    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  9. Sueli,

    li o seu desabafo muito bem redigido e resumido. Muito há o que se falar e debater sobre a Educação no Brasil cada vez mais capenga. Sou de uma geração que "apesar dos pesares" ainda tínhamos a exata noção da importância da Educação, mesmo que voltada para o âmbito individual. E foi com esta formação , numa época repressora, que tivemos olhos, ouvidos e vozes em coro uníssono para mudar a cara do nosso país. Tentamos dar as feições....Uma cara para o nosso país. Atualmente, defino a Educação no País além de capenga, cega, surda e muda. Sem cara, sem corpo e sem alma. Um país de mascarados. Um país que se rege ainda pelo coronelismo e o que se visa são os currais eleitoreiros.Mas há os que como você e tantos outros brasileiros que mesmo dando " murros em ponta de faca" e onde a voz não pode alcançar os que podem desenvolver propostas decentes a bem de resguardar, proteger a Constituição Brasileira, e todos os direitos que nela se encerram para o bem do povo que se inicia com a Educação. O que desejamos é o verdadeiro brado retumbante para preservar e levantar a bandeira do setor que define um país.


    Grande beijo, parabéns pelo ótimo texto e um bom fim de semana


    * Desculpe a demora no retorno, mas esta semana mal pude abrir o computador para postar ou visitar amigos que me acrescentam em muito.

    ResponderExcluir
  10. Sueli, olhando nossos amigos, encontrei seu blog. Fiquei muito feliz! Pouco a pouco vamos nos encontrando não é mesmo?
    Um carinhoso abraço, amiga!
    Luísa

    ResponderExcluir
  11. Sueli

    Boa tarde

    Pior é que são fatos que vem sendo repetidos de forma impressionante. Para um político com a experiência de Serra, que tem como secretário de educação um ex-ministro do governo FHC (Paulo Renato)é algo muito sério.

    Excelente abordagem,

    Minha amiga, escreva mais, suas matérias fazem muita falta.

    Um abraço

    ResponderExcluir